UFSC assina Protocolo de Intenções com INMETRO e ITI

24/03/2022 15:51

Nesta quinta-feira (24/03/2022), durante o WorkShop com o Mercosul -Padrões e Tecnologias da ICP-Brasil, que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi assinado um Protocolo de Intenções, celebrado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“O Protocolo de Intenções visa desenvolver mecanismos de apoio à implantação da estrutura de certificação digital para objetos metrológicos, com o objetivo de eliminar fraudes, conferir segurança e possibilitar a disponibilização de novos serviços para instrumentos de medição regulamentados pelo Inmetro.”

Entre outras tratativas, o Protocolo pretende criar um ambiente tecnológico que permita às entidades envolvidas experimentar e desenvolver novas tecnologias e implementar ações de fomento ao uso de novas tecnologias de criptografia e segurança computacional, com foco em objetos metrológicos, Internet das Coisas (IoT) e redes blockchain.

Visa ainda possibilitar o uso de certificação digital para o desenvolvimento de novos serviços em metrologia legal e avaliação da conformidade de produtos e serviços, de forma a modernizar a fiscalização sob competência do Inmetro.

Fonte: https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/noticias/indice-de-noticias/iti-ufsc-e-inmetro-assinam-protocolo-de-intencoes